Espécies ajudam a filtrar os agentes poluentes nos ambientes internos

Plantas que ajudam a purificar o ar da sua casa

Compartilhe este conteúdo

A poluição urbana está por trás de vários problemas de saúde, principalmente afecções do trato respiratório como a asma e alergias. Mas não é só nas ruas que podemos encontrar agentes poluentes. Dentro de casas e escritórios também circulam substâncias prejudiciais e, muitas vezes, em níveis ainda mais altos.

Uma pesquisa realizada pela Agência de Proteção Ambiental do Estados Unidos apontou mais de 900 poluentes circulando diariamente em prédios públicos como hospitais, escritórios e creches. O grande vilão é o formaldeído, um composto tido como cancerígeno e altamente tóxico, presente em móveis, vidros, roupas e vários materiais de construção que utilizamos no cotidiano. Cigarros, tapeçarias, tintas e aparelhos eletrodomésticos também estão carregados de substâncias voláteis prejudiciais como o benzeno, xilênio, clorofórmio e acetona.

Que plantas ter em casa?

Mas existe uma maneira simples de combater a poluição doméstica: utilizar as plantas. Quase todas as espécies funcionam como filtros naturais capazes de neutralizar os poluentes presentes no ar. Algumas espécies também têm a vantagem de serem fáceis de cultivar. Confira algumas delas:

  • Bromélia: Ideal para absorver fumaça, principalmente na cozinha. De fácil cultivo, floresce em qualquer época do ano, não necessita de regas diárias e se beneficia apenas da luz solar indireta.
  • Azaleia: Capaz de filtrar compostos orgânicos voláteis (COVs) e substâncias presentes em grande parte dos produtos de limpeza, como o amoníaco, por exemplo. Quando plantada em vasos, deve receber um pouco de água todos os dias e precisa de pelos menos 05 horas de sol diariamente.
  • Lírio da paz: Ela atua no combate ao formaldeído e benzeno e muitos a consideram como a planta mais eficaz no combate à poluição de ambientes internos. Elas removem os esporos de fungos e podem ser utilizadas também para evitar o mofo em lavanderias e banheiros.
  • Gérbera: A planta é perfeita para filtrar a fumaça de cigarro, sendo bastante indicada para quartos e salas. Também atua contra o benzeno presente na maioria das tintas. Possui mais de 20 opções de cores e necessita de luz solar direta para manter a beleza e a vivacidade.
  • Samambaia: Ela libera umidade agindo como um umidificador natural. É eficaz no combate ao xileno, formaldeído e benzeno. Precisa de luz solar se desenvolve bem em ambientes úmidos.

Leia também: