Perda de peso e fortalecimento dos músculos são apenas alguns dos benefícios da atividade física

Conheça 10 razões para se exercitar regularmente

Compartilhe este conteúdo

Existem muitos benefícios em praticar uma atividade física regularmente, já que o exercício realizado de maneira apropriada contribui para uma melhora geral da saúde, previne doenças e afeta até o humor.

Segundo o Ministério da Saúde, 45,9% dos brasileiros não praticam atividade física, o que contribui para os altos índices de obesidade e doenças cardiorrespiratórias. Se você faz parte dessa estatística, conheça abaixo 10 razões para deixar hoje mesmo o sedentarismo de lado.

  1. Previne doenças

Praticar exercícios por 30 minutos ao menos 3 vezes na semana ajuda a prevenir doenças, principalmente a hipertensão, o diabetes e a osteoporose. A atividade física faz o coração bombear sangue numa quantidade maior do que em repouso, tornando-o progressivamente mais forte e saudável.

Já o diabetes pode não só ser prevenido, como também controlado. É que a prática de exercício aeróbico de média e leve intensidade diminui os níveis de glicose no sangue e estimula a produção de insulina. 

Da mesma forma, exercícios de força, como levantamento de peso e pilates, contribuem para aumentar a massa óssea, prevenindo a osteoporose.

  1. Ajuda na perda de peso

O sedentarismo torna o metabolismo mais lento, o que pode resultar em acúmulo de gordura e perda de massa magra e óssea corporal. Por isso, a prática regular de atividade física, aliada à alimentação saudável, é essencial para a manutenção de uma estrutura muscular e óssea saudável.

Manter baixos os níveis de gordura corporal é indispensável para prevenir doenças, tais como diabetes e hipertensão, assim como para melhorar a qualidade de vida.

  1. Melhora a qualidade do sono

Se você quer ter uma boa noite de sono, a atividade física pode ser sua maior aliada. A liberação de hormônios pela prática dos exercícios ajuda a reduzir o estresse – o que facilita o estado de descanso.

Ainda, o corpo mais cansado após a prática de atividade física irá promover um sono mais profundo, melhorando a sua qualidade.

  1. Aumenta a resistência física

Com o passar do tempo, os sedentários podem começar a enfrentar dificuldades para realizar atividades comuns do dia a dia, como caminhar distâncias curtas, subir escadas ou até cuidar da casa.

Exercitar-se frequentemente diminui consideravelmente o cansaço, além de melhorar a qualidade de vida, já que aumenta a resistência física e a disposição para realizar tarefas. 

  1. Fortalece os músculos

Os músculos são cruciais para o bom funcionamento do corpo. Por isso, fortalecê-los traz benefícios para a saúde em geral. Assim, eles protegem melhor ossos e articulações de lesões e melhoram o metabolismo.

A prática regular de exercícios de força, como musculação, pilates e aulas de ginástica, também contribui para aliviar dores de tensão muscular, melhorar a postura e ter sensação de bem-estar.

  1. Melhora a frequência cardíaca e a respiração

O esforço causado pela atividade física fortalece o coração, o que ajuda a regular a frequência cardíaca e a respiração, trazendo benefícios a curto e longo prazo, como a prevenção de doenças cardiovasculares que citamos anteriormente. Da mesma forma, a melhora na respiração traz vantagens para o condicionamento físico e o sono.

  1. Reduz a ansiedade e a depressão

O pesquisador Carlos Mosquera reforça a importância do exercício físico para o bem-estar psicológico, especialmente para quem sofre de depressão. Isso porque os esportes promovem liberação de beta-endorfinas, hormônio que promove a sensação de bem-estar, estimula o sistema imunológico e diminui a percepção de dor.

A atividade física também ajuda a clarear a mente e a aliviar o estresse, o que contribui para melhorar o dia a dia de quem sofre com ansiedade e depressão.

  1. Melhora a coordenação motora

Uma boa coordenação motora contribui para se ter mais agilidade e equilíbrio. Praticar esportes e exercícios contribui não só para melhorar a coordenação, mas também para aumentar a consciência corporal.

  1. Ajuda na socialização

Esportes em grupo são uma ótima opção para quem não gosta de malhar sozinho. Além dos benefícios do exercício físico, a prática contribui para uma maior socialização e convivência, o que promove relacionamentos além dos colegas de trabalho.

  1. Aumenta a autoestima

Maior força muscular, boa coordenação motora e mais disposição, tudo isso contribui para que a pessoa se sinta bem consigo mesma e com o seu corpo, aumentando a sua autoestima. Além disso, a sensação de estar evoluindo durante a prática dos exercícios é excelente para criar mais confiança.

Qual desses motivos mais deixou você motivado a se exercitar? Conte para nós nos comentários! Não se esqueça de que um acompanhamento médico adequado é fundamental para a prática de quaisquer exercícios físicos.

E, para saber mais dicas de saúde como essas, nos acompanhe no nosso Instagram.

Leia também: