Como aliviar os sintomas da sinusite?

Compartilhe este conteúdo

As baixas temperaturas trazem diversos problemas respiratórios, principalmente o agravamento de bronquites, rinites, resfriados e sinusites. Como o inverno tende a ser frio e seco, é comum que as vias respiratórias fiquem obstruídas e ressecadas. Quando isso acontece, as pessoas recorrem a meios de aliviar, limpar e umidificar as mucosas.

O soro fisiológico costuma ser um grande aliado no combate ao ressecamento. Além disso, o uso de umidificadores e a inalação de soro fisiológico também podem ser eficazes para aliviar o problema. Segundo a Dra. Jackeline Barbosa, Vice-Presidente da área Médico-Científica da Herbarium, indústria farmacêutica líder e referência em Fitoterapia no Brasil, também existem opções de soluções nasais que podem auxiliam neste período.

“As soluções isotônicas são as que apresentam as mesmas proporções de sais minerais daquelas presentes em alguns fluidos corporais. Ou seja, são líquidos que possuem uma quantidade fisiológica de água e cloreto de sódio em sua composição. Este tipo de produto pode ser utilizado em qualquer época do ano, pois é mais brando e ajuda a evitar irritações”, explica Dra. Jackeline.

Por outro lado, as soluções hipertônicas apresentam mais cloreto de sódio do que água. O nome “hiper” significa “aumento”, então são geralmente mais utilizadas nos casos em que as narinas estão muito congestionadas e nos quadros respiratórios mais intensos. Quando os indivíduos apresentam sinusite e outras inflamações faciais, os produtos com maior concentração não servem apenas como descongestionantes, mas também como fluidificantes e umidificantes.

“É importante lembrar que qualquer quadro sintomático que demore a passar requer um diagnóstico e um tratamento adequado. Soluções isotônicas ou hipertônicas podem auxiliar na diminuição dos sintomas e no aumento da qualidade de vida; no entanto é fundamental ressaltar a importância de procurar orientação médica para obter um diagnóstico e tratamento adequados”, conclui a médica.

Compartilhe este conteúdo