Nós cuidamos da natureza

Alinhado à nossa missão, nosso objetivo diário é criar uma integração positiva com o meio ambiente e a comunidade, respeitando e  utilizando de forma consciente a área em que estamos localizados. Com isso, nosso foco é o cuidado no uso de recursos naturais e processos industriais que impactam o ambiente.

Além disso, nossos colaboradores são orientados em suas atitudes do cotidiano a contribuirem com o descarte consciente de resíduos gerados em suas áreas de trabalho, seja na área fabril, administrativa, externa e refeitórios, o que se estende aos seus domicílios.

Temos o cuidado de escolher parceiros que contribuem com uma cadeia de produção com mínimos impactos ambientais. Além disso, na nossa sede, possuímos uma extensa área externa de preservação ambiental que consolida nossa relação harmoniosa com a natureza.

Conheça algumas práticas com foco no cuidado com o meio ambiente

 

  • Logística reversa

Após o consumo, alguns produtos geram resíduos de diversos materiais distintos. No caso de medicamentos, estes resíduos podem ser considerados como: medicamentos vencidos, cartelas dos comprimidos (chamada de blister), frascos do xarope, bisnaga do gel, bulas, caixinhas de papelão, entre outros.

Para minimizar os impactos que este tipo de resíduo causa no meio ambiente, cabe ao fabricante buscar soluções para que o cliente possa descartar os medicamentos de forma correta. Esse processo é chamado de Logística Reversa.

Desta forma,  orientamos que o descarte desse tipo de resíduo seja feito em pontos de coletas próprios para receber esse tipo de material. Procure as redes de farmácias que realizam este tipo de coleta na sua região.

 

  • Descarte seletivo de resíduos

Nossas ações de tratamento e descarte de resíduos estão em conformidade com a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) seguindo a RDC 17/10 e Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR).

Todos os resíduos gerados na indústria, como materiais descartados na área fabril, reformas de construção civil, manutenção industrial de máquinas e refeitório são segregados e enviados para tratamento ou destinação final em empresas licenciadas pelos órgãos ambientais pertinentes.

Nossos colaboradores são orientados, por meio de treinamentos e campanhas, para os princípios da não geração, redução, reutilização e descarte seletivo. Além disso, contamos com um grupo de colaboradores especializados na coleta e destinação destes resíduos.

Todos os ambientes da nossa empresa possuem coletores identificados pelas cores respectivas aos resíduos (papel, metal, plástico, orgânico, etc.) – de acordo com CONAMA 275/01 – ou por identificação própria no caso dos laboratórios internos.

Os resíduos, após segregação e identificação, são recolhidos, armazenados e encaminhados ao seu destino final ou reciclagem.

 

  • Tratamento de Resíduos

O tratamento de resíduos consiste no conjunto de métodos e operações necessárias desde a geração destes até o destino final com o intuito de diminuir o impacto negativo à saúde humana e ao meio ambiente.

Pensando nisso, o descarte de resíduos na Herbarium é realizado no setor de produção, área administrativa, refeitório e manutenção em geral e segue um procedimento interno obedecendo à legislação vigente (validado através de nossa licença de operação do Instituto Ambiental do Paraná – IAP).

Possuímos uma estação de tratamento de efluentes (ETE) pela qual os resíduos líquidos passam por tratamento microbiológico de lodos ativados – onde se induz o desenvolvimento de uma cultura microbiológica para oxidação da matéria orgânica – para obtenção de um efluente final de mínimo impacto ao ambiente.

No caso de resíduos contaminados com substâncias químicas perigosas (inflamáveis, explosivas, corrosivas, tóxicas, danosas ao meio ambiente, etc.) ou de conteúdo microbiológico, estes passam por triagem de segregação e os tratamentos são realizados por empresas especializadas da área.

Nosso propósito é harmonizar natureza e tecnologia!

Preservação Ambiental

Como parte essencial da Herbarium , possuímos uma área de preservação ambiental de 10.000 m² (1 hectare) que conta com espécies nativas da região, como a Araucária (Araucaria angustifolia – conhecida como pinheiro do Paraná), e plantas medicinais como o Ginkgo (Ginkgo biloba), Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia), entre outras.

A área preservada possui a menor intervenção necessária, possibilitando a preservação do habitat natural da fauna e a sobrevivência e desenvolvimento de espécies nativas da flora.

Além da conservação da área, optamos por desenvolver ações que minimizem os impactos causados pela nossa atividade ao ambiente que estamos inseridos, como:

  • Tratamento e destinação final de resíduos ambientalmente adequada: todos os resíduos gerados na atividade da nossa indústria são enviados para tratamento ou destino final em empresas devidamente licenciadas pelo órgão ambiental competente, promovendo um tratamento adequado em respeito ao meio ambiente;
  • Tratamento de efluentes: todo o efluente gerado na empresa é tratado na Estação de Tratamento de Efluentes – ETE antes do descarte no corpo hídrico, atendendo aos parâmetros exigidos ao tratamento;
  • Monitoramento e controle de pragas: realizamos o monitoramento e controle integrado de pragas, tomando medidas de limpeza e conservação, priorizando sempre o uso de barreiras físicas, amenizando o impacto ambiental local;
  • Conservação nascente de água: Armazenamento e reuso da água descartada na fabricação destinando a manutenção de nossos jardins;
  • Aproveitamento de água: A fim de conservar a saúde ambiental, contamos com uma nascente de água isolada nessa área, favorecendo o meio ambiente, fauna e flora local, a qual não é utilizada na área industrial.