Herbarium Conquista Certificações de Impacto Positivo ESG e ODS em Reconhecimento à sua Estratégia de Sustentabilidade
A Herbarium, laboratório botânico líder e referência em medicamentos fitoterápicos no Brasil, celebra um importante marco em sua jornada de 40 anos: a conquista das certificações de “Impacto Positivo ESG” e “Impacto Positivo ODS”, concedidas pela Great People e pelo Great Place to Work (GPTW). Os selos, válidos de outubro de 2024 a outubro de 2025, reconhecem o compromisso da empresa com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, além de projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A certificação “Impacto Positivo ESG” valida a estratégia de sustentabilidade da Herbarium, que está intrinsecamente ligada à sua operação e modelo de negócio. A empresa, que nasceu com o propósito de promover saúde e bem-estar harmonizando natureza e tecnologia, estrutura sua visão de impacto para 2025-2029 em três pilares interdependentes: Pessoas, Processos e Produtos.
Um dos projetos de destaque que exemplifica essa visão é o “ESG Desde a Origem”. De forma pioneira no setor farmacêutico, a Herbarium integrou critérios ESG na avaliação de risco de sua cadeia de fornecimento de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). A iniciativa, formalizada no procedimento operacional interno, utiliza os ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 15 (Vida Terrestre) para avaliar a vulnerabilidade socioambiental dos países de origem de seus fornecedores de drogas vegetais.
Esses ODS foram definidos como temas materiais para a empresa por meio de um estudo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Com base em dados públicos reportados pela ONU, a Herbarium criou um mapa de risco que influencia diretamente a frequência de auditorias, otimizando recursos e garantindo a integridade da cadeia produtiva desde o elo primário.
“Mais do que uma estratégia de sustentabilidade, visamos uma estratégia sustentável, incorporada em nosso jeito de fazer negócios“, afirma o Gerente de Sustentabilidade Corporativa Rafael Mattos. “A existência do Ecossistema de Negócios Herbarium deve promover o bem-estar das pessoas e do planeta, indo além de reduzir impactos negativos, sendo regenerativa e gerando impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade”. Ele complementa.
A certificação “Impacto Positivo ODS” reconhece especificamente projetos com impacto mensurável relacionado a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para ser certificada, a empresa precisou demonstrar um objetivo claro, impacto em metas específicas dos ODS, resultados e transparência orçamentária.
Já o selo “Impacto Positivo ESG” exige a obtenção de pontuações mínimas em cadernos de avaliação Ambiental, Social e de Governança, o que atesta a robustez da gestão da companhia nessas áreas. As iniciativas estratégicas da Herbarium abrangem desde o fomento à Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) e o desenvolvimento humano no pilar Pessoas, até a busca por tecnologias inovadoras e a redução e compensação de gases de efeito estufa (GEE) no pilar Processos. No pilar Produtos, a empresa se compromete com a aplicação dos princípios de ecodesign, baseados na Análise de Ciclo de Vida (ACV), e a homologação de 100% dos fornecedores com critérios socioambientais.
Essa abordagem estratégica e mensurável consolida a sustentabilidade como um pilar central para a Herbarium, alinhada à sua nova visão de se tornar um ecossistema de negócios sustentáveis e líder em medicamentos com ativos naturais. A dupla certificação da GPTW não apenas reconhece os esforços existentes, mas também serve como um estímulo para o engajamento contínuo de colaboradores, parceiros e clientes na jornada por um futuro mais sustentável.