Herbarium conquista Selo Clima Paraná 2023 pela primeira vez
A Herbarium, indústria farmacêutica, líder e referência em Fitoterapia no Brasil, localizada em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba no Paraná, recebeu o Selo Clima Paraná 2023 pela declaração pública do Inventário de Gases do Efeito Estufa, seguindo o GHG Protocol, e medidas ESG para descarbonização.
Este foi o primeiro ano de inscrição da empresa, que foi reconhecida na categoria B e modalidade de “Mercado Interno”. Com validade de doze meses, o Certificado do Selo Clima Paraná é concedido pela Comissão de Avaliação da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Realizado pela Sedest, por meio do Governo do Estado, o prêmio reconhece empresas e entidades paranaenses que atuam alinhadas à preservação de recursos naturais, medindo, divulgando e reduzindo a pegada de carbono com fins de combater as mudanças climáticas.
“Estamos orgulhosos em celebrar este reconhecimento, que reflete os esforços da Herbarium na área de Sustentabilidade. Recentemente, divulgamos nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, apresentando com transparência, as iniciativas da empresa contemplando temas ambientais, sociais e de governança. Seguimos em uma jornada de transformação para gerar impacto positivo e esperamos que isto sirva de inspiração para que outras pessoas e empresas reforcem seus compromissos com sociedade e com o meio ambiente”, afirma Luiz Vieira, gerente de ESG da Herbarium.
Ações de sustentabilidade na Herbarium
Em destaque como a primeira indústria farmacêutica no país a conquistar a certificação internacional do Selo B, desde 2021, a Herbarium realiza um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa com base no Programa Brasileiro GHG Protocol, e alinhado ao IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories (2006), a fim de identificar e mitigar os riscos inerentes às operações. Em 2022, a Herbarium recebeu um certificado (I-REC) atestando a compra de 100% de energias limpas e sustentáveis.
Para toda a frota de veículos, a indicação é que seja utilizado apenas etanol. Além disso, a empresa iniciou a compensação das emissões de carbono geradas no transporte dos pedidos realizados na loja on-line e conseguiu o primeiro certificado de compensação de 5 toneladas de carbono.
Sendo pioneira no processo de Logística Reversa de Medicamentos no Paraná, a farmacêutica compensa 100% das embalagens pós-consumo de todos os seus produtos, mesmo a legislação exigindo apenas 22%. Ainda em 2023, a empresa certificou seu Eco-Parque Industrial como Aterro Zero, reduzindo suas emissões geradas por descartes irregulares.