Herbarium recebe autorização da Anvisa para Cannabis Full Spectrum

Compartilhe este conteúdo

A Herbarium, sediada em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (PR), irá lançar no mercado brasileiro o óleo medicinal Full Spectrum, primeiro produto à base de Cannabis da indústria farmacêutica líder e referência em Fitoterapia no Brasil. Com a publicação da autorização nesta segunda-feira (12), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produto estará disponível para venda nas principais farmácias do país no primeiro semestre de 2023.

O óleo Full Spectrum é obtido a partir do extrato completo da planta Cannabis. Sua composição apresenta, além do Canabidiol, outros fitocanabinoides com atividade terapêutica, incluindo, em pequena concentração, o THC (tetrahidrocanabinol) e mais de 150 fitocanabinoides já conhecidos como, terpenos, flavonoides, que proporcionam um efeito medicinal equilibrado, com todos os benefícios da planta, oferecendo um potencial para auxiliar em diversas condições, como os quadros dolorosos, inflamatórios e neurodegenerativos.

Para que o consumidor possa utilizar o produto de maneira integral e prática, o frasco do Full Spectrum da Herbarium terá um conta-gotas acoplado, que irá oferecer mais segurança e praticidade no manuseio. Além da inovação na embalagem, a posologia do produto é a mais simples para prescrição médica e consumo, sendo 1 mg de Full Spectrum por gota.

Os canais de atendimento da Herbarium serão intensificados após a entrada do produto no portfólio, a fim de atender aqueles que buscam mais informações sobre o produto.  A farmacêutica, especializada em fitoterápicos e produtos naturais, irá ainda fomentar a educação médica continuada, através de cursos certificados, voltados aos profissionais prescritores, com a proposta de desmistificar e levar informação consistente e maior segurança no momento da prescrição aos pacientes.

A farmacêutica antecipa que novas fórmulas serão anunciadas em breve. “Foram anos de pesquisas até o desenvolvimento dos produtos à base de Cannabis da Herbarium. Acreditamos nessa categoria, que fará a diferença na vida de muitos, principalmente, daqueles que tratam doenças e condições que não respondem adequadamente a outros tratamentos. Estamos otimistas com esse primeiro lançamento no segmento e contentes em oferecer novas alternativas de tratamento natural para os médicos brasileiros”, destaca Marcelo Geraldi, Presidente da Herbarium.

Geraldi ressalta ainda que está na essência da Herbarium utilizar de maneira sustentável o melhor da natureza para o benefício humano. “O Full Spectrum chega para complementar o nosso portfólio, onde todos os produtos são baseados na ciência, tecnologia e natureza. As propriedades medicinais das plantas de Cannabis são conhecidas há milênios por diversas culturas e povos, e seus benefícios têm sido transformadores para diferentes quadros clínicos. Esse é o propósito da Herbarium há 37 anos, promover a saúde e o bem-estar através de medicamentos naturais”, acrescenta o executivo.

PRODUÇÃO

Os produtos à base de Cannabis são de origem vegetal e dependem de diferentes variantes para o cultivo da planta, como o clima, solo, região geográfica, sequenciamento genético e, principalmente, da reprodução de boas práticas farmacêuticas, para que mantenham o padrão entre os lotes de produção.

Como no Brasil, as leis ainda não permitem o cultivo local desta espécie, o Full Spectrum da Herbarium será produzido por um dos maiores e mais tradicionais fabricantes mundiais de Cannabis, mantendo o seu rigoroso padrão de qualidade. Para a comercialização de medicamentos à base de Cannabis é necessário apresentar aos órgãos regulatórios um extenso dossiê técnico que comprove a qualidade e procedência dos produtos, incluindo a comprovação de boas práticas do fabricante.

“A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente são pilares da Herbarium. Desta forma, todos os nossos fornecedores são previamente auditados pela empresa quanto às certificações de boas práticas de cultivo (GAPC) e de produção (GMP), necessárias para garantir o alinhamento com os nossos propósitos, ou seja, assegurando o menor impacto ambiental e a elaboração de novos lotes com as mesmas características genéticas da planta”, finaliza Geraldi.

Compartilhe este conteúdo