Planta medicinal da flora brasileira é utilizada para tratamento de doenças do trato respiratório
As oscilações bruscas de temperatura nos últimos tempos vem sendo uma das principais causas de doenças respiratórias, que atingem os órgãos e as estruturas do sistema respiratório, como vias nasais, faringe, laringe, brônquios, traqueia e pulmões.
De acordo com a Dra. Jackeline Barbosa, Vice-presidente da área Médico-Científica da Herbarium, indústria farmacêutica líder e referência em Fitoterapia no Brasil, isso ocorre porque o corpo é exposto a uma mudança no equilíbrio térmico, que pode causar queda na imunidade. “Idosos e crianças devem redobrar os cuidados com a saúde, já que estão mais suscetíveis a infecções causadas por vírus e bactérias”, completa.
Para aliviar os sintomas dos problemas respiratórios, a planta medicinal Guaco (Mikania glomerata S.) pode ser uma grande aliada para aliviar esses quadros.
“O Guaco tem origem na América do Sul e é encontrada em todo o Brasil, possui propriedades fitoterápicas, com ação broncodilatadora e expectorante, ou seja, atua diretamente no alívio da tosse persistente, seca ou com secreção”, explica a Dra. Jackeline.
Para contribuir com o bom funcionamento do sistema respiratório, a médica ainda reforça a importância de uma alimentação balanceada, combinada com hábitos mais saudáveis.
“É importante combinar uma alimentação rica em vitaminas e minerais como o ferro, incluindo frutas, carnes e verduras, aliada a prática de exercícios físicos, além de evitar exposição ao ar-condicionado por longos períodos, já que o aparelho diminui a umidade do ar. Vale lembrar que consumo de água é de extrema importância”, destaca Dra. Jackeline.