Saiba o que você pode fazer para acabar com a tosse no inverno

Compartilhe este conteúdo

Conforme a temperatura começa a cair, o corpo sente os impactos da mudança. Nesse período, as baixas temperaturas favorecem a disseminação de diversos vírus causadores de infecções, como gripes, resfriados e outras doenças respiratórias, além de sintomas como coriza e tosse.

Para evitar que o corpo sofra essas consequências, existem algumas dicas indispensáveis para os dias frios: cuidar da hidratação, manter os ambientes arejados, ter uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos, além de manter a carteira de vacinação em dia. Mas se mesmo assim a imunidade cair e o corpo começar a apresentar tosse e coriza, a Dra. Jackeline Barbosa, Vice-Presidente da área Médico-Científica da Herbarium, indústria farmacêutica líder e referência em Fitoterapia no Brasil, explica meios que podem auxiliar no alívio e tratamento.

“A tosse é um reflexo do corpo humano que auxilia na remoção de substâncias irritantes ou infecções das vias respiratórias. Como um mecanismo protetor do sistema respiratório, ela ajuda a expulsar partículas estranhas e o muco acumulado”, explica a especialista.

Para contribuir com o bom funcionamento do sistema respiratório, a médica ainda reforça a importância de uma alimentação balanceada, combinada com hábitos mais saudáveis.

“É importante combinar uma alimentação rica em vitaminas e minerais como o ferro, incluindo frutas, verduras, legumes, sementes, grãos e cereais, aliada a prática de exercícios físicos, além de evitar exposição ao ar-condicionado por longos períodos, já que o aparelho diminui a umidade do ar. Vale lembrar que consumo de água é de extrema importância”, pontua.

Plantas medicinais

Para aliviar os sintomas dos problemas respiratórios, a planta medicinal Guaco (Mikania glomerata Spreng) pode ser uma grande aliada.

“O Guaco, originado na América do Sul e encontrado em todo o Brasil, possui propriedades fitoterápicas, com ação broncodilatadora e expectorante, ou seja, atua diretamente no alívio da tosse persistente, seca ou com secreção”, destaca a Dra. Jackeline.

Outra opção de planta medicinal que auxilia nesses quadros é a Hedera (Hedera helix L.). Suas propriedades medicinais incluem ação expectorante e mucofluidificante (diminui a viscosidade das secreções, facilitando a expectoração) nos casos de tosse produtiva e tosse com catarro.

“A planta Hedera atua reduzindo a viscosidade das secreções, facilitando sua expulsão, e também ajuda a diminuir as crises de tosse. É importante ressaltar que ao apresentar qualquer sintoma gripal ou respiratório, é essencial buscar orientação médica profissional antes de utilizar qualquer medicamento”, conclui a médica.

Compartilhe este conteúdo