Equilibre o seu dia

Benefícios do tomate

Compartilhe este conteúdo

Vermelhinho, saboroso e cheio de benefícios para a nossa saúde, o tomate é item indispensável no seu prato. Faz bem para a pele, para os cabelos, além de deixar as refeições mais saudáveis e apetitosas. Além disso, o tomate é rico em:

  • Ácido fólico
  • Vitaminas C e E
  • Potássio
  • Flavonoides
  • Carotenoides

Licopeno

Um dos principais componentes do tomate é o licopeno, da família dos carotenoides, pigmento natural que dá a coloração vermelha ao fruto. Sua ação antioxidante protege as células contra os radicais livres, tendo papel essencial na proteção de diversas doenças, especialmente cardiovasculares. Embora importantes para os processos metabólicos do organismo, os radicais livres quando produzidos em excesso podem danificar as células, contribuindo para o desenvolvimento de algumas patologias como aterosclerose, câncer, catarata, Alzheimer, diabetes e inflamações crônicas.

Radicais livres

Os radicais livres são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física. Também são formados como resultado do hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e estresse. São altamente reativos e, se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano.

Daí vem a importância da ação antioxidante do licopeno, que protege as células contra os radicais livres – no entanto, este carotenoide não é produzido pelo nosso organismo, por isso é tão importante consumi-lo através da alimentação.