Colágeno: a importância da proteína para uma pele jovem

Compartilhe este conteúdo

Os anos passam para todas as pessoas, e viver cada fase da vida com a saúde em dia e uma pele saudável é um desejo unânime, principalmente das mulheres.

Nos últimos anos, novos hábitos têm surgido para uma grande parte da população que busca por uma maior qualidade de vida. A substituição de alimentos processados por aqueles mais naturais, a preocupação com a estética e a atenção à prevenção de doenças degenerativas vêm acarretando mais interesse na sociedade por produtos ou ingredientes que contam com propriedades terapêuticas, além das funções nutricionais normais.

 

Um aliado chamado colágeno

O colágeno é um exemplo de ingrediente com características funcionais, pois é uma proteína fibrosa de origem animal, constituída por cadeias de aminoácidos, como glicina, prolina e hidroxiprolina. Sua atuação no organismo se dá por manter a firmeza e a união das células.

É encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, como os ossos, tendões, cartilagens, veias, peles, dentes, nos músculos e nas camadas córneas dos olhos.

No entanto, quando entramos na vida adulta, a proteína passa a ser menos produzida pelo nosso corpo, principalmente após os 35 anos de idade, contribuindo para o surgimento de linhas de expressão, rugas ou estrias. Outros fatores que influenciam numa menor produção de colágeno são tabagismo, sedentarismo, má alimentação e radiação ultravioleta.

Na falta de produção de colágeno, a reposição da proteína se faz necessária. O Colagenan Herbarium age como um complemento alimentar, ajuda a prevenir o desgaste das cartilagens, ossos e tendões, além de agir diretamente na estética da pele, revigorando as células e camadas da derme.

 

Benefícios da suplementação de colágeno

Existem cerca de 27 tipos de colágeno, 9 são considerados essenciais, já que não são produzidos pelo organismo, mas provenientes da dieta alimentar.

Encontrado em grandes quantidades nos alimentos de origem animal, tanto a carne, como ovos, leite e derivados, também pode ser extraído de vegetais como feijão, ervilha e lentilha, já que estes alimentos também são fontes de aminoácidos que contribuem para a produção de colágeno no organismo.

Para a pele, auxilia a manter a estrutura e a elasticidade, contribuindo para a firmeza e mantendo o contorno facial. Age combatendo os radicais livres, que podem ser grandes vilões para a produção de colágeno ao longo dos anos.

Nos ossos, o responsável pela firmeza e rigidez é o cálcio, e o papel do colágeno é garantir a flexibilidade. Quando há uma deficiência da proteína, a cartilagem fica mais frágil, sendo menos capaz de proteger os ossos em caso de lesão. Além disso, o colágeno fortalece a substância cartilaginosa, melhorando a sua função biomecânica.

Atuando nas articulações, reduz o quadro inflamatório do tecido conjuntivo e traz alívio das dores resultantes de envelhecimento natural, exercícios de alta intensidade ou alteração de peso.

Portanto, a suplementação do colágeno é sempre muito bem-vinda, já que a alimentação sozinha pode não conseguir suprimir a necessidade do corpo. Para entender a forma correta de ingestão, procure um profissional de saúde que poderá avaliar os sintomas e orientar sobre a suplementação, de maneira a considerar as suas necessidades individuais.

 

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando mais dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida em nosso Blog Revista Herbarium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Leia também: