Rotina dos atletas: 4 motivos para a arnica ser aliada nos treinos

Compartilhe este conteúdo

Você já ouviu falar da Arnica? Essa planta medicinal oferece diversos benefícios principalmente aos atletas, devido às propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anticoagulantes. Com seu auxílio, os esportistas passam a ter um aliado em seus treinos e saúde física.

Como o desempenho e esforço dos atletas é algo praticamente diário e medicamentos devem ser usados com extremo cuidado, a arnica entra em ação na rotina, dando uma possibilidade segura e eficaz. Lembrando que também deve ser prescrita pelo médico que acompanha o esportista.

Hoje mostraremos para você 4 benefícios da Arnica.

 

1) Alívio de contusões, hematomas e equimoses

Infelizmente, durante treinos e competições, os atletas correm o risco de se machucar. Em casos de contusões, as propriedades da arnica auxiliam na redução de hematomas e manchas roxas. Além disso, alivia a dor, impede a inflamação e possui efeito antisséptico.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a Arnica.

 

2) Cicatrização de feridas

Já pensou no quanto um simples corte no pé pode afetar o desenvolvimento de um corredor? E um machucado nas mãos de uma jogadora de voleibol?

A arnica possui lactonas que ajudam na cicatrização e reduzem a produção de substância inflamatórias, como as prostaglandinas e citocinas, auxiliando assim no tratamento de escoriações, cortes, feridas e arranhões.

 

3) Tratamento de traumatismos como fraturas, edemas pós-cirúrgicos e pós-traumáticos

Não é o desejo de nenhum atleta passar por alguma cirurgia, trauma ou fratura, mas por ser uma profissão que exige um esforço físico rotineiro, pode acontecer.

O mais interessante é que a arnica também é um grande auxiliador nos casos de processos inflamatórios e degenerativos com inflamação associada em diversos órgãos e tecidos. Desse modo, pode ser utilizada em casos de traumatismos mais graves e após uma cirurgia, sempre com recomendação médica.

 

4) Alívio de dores no joelho com a arnica

Se tem algo que acomete boa parte dos atletas são as dores nos joelhos. Isso porque é uma região muito suscetível à inflamações, principalmente quando usada com muito esforço e de maneira repetida.

Nesses casos, a arnica entra como colaborador no combate ao incômodo com suas ações anti-inflamatórias.

Leia também: Vamos nos alongar.

 

É importante reforçar que todo atleta deve ter acompanhamento e a orientação de um profissional de saúde.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando mais dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida em nosso Blog Revista Herbarium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Leia também: