Conheça plantas medicinais que podem amenizar sintomas do estresse

Compartilhe este conteúdo

Estamos vivendo um tempo no “modo acelerado”. Nossos dias são agitados e a impressão é que o relógio está nessa mesma frequência. Acordamos e imediatamente pegamos o celular e assim já programamos nosso cérebro para o trabalho e outras funções. Acontece que muitas vezes, no meio de toda essa pressão, nasce um grande estresse e então precisamos encontrar maneiras de nos acalmar.

Pensando nisso, hoje traremos opções naturais capazes de aliviar nossos ânimos e os sintomas ocasionados pelo estresse. Desacelere por alguns minutinhos para ler o que preparamos para você.

 

1) Maracujá (Passiflora incarnata)

A planta do maracujá é amplamente conhecida por seus benefícios devido às propriedades medicinais que a compõem.

Os medicamentos fitoterápicos feitos à base de maracujá são usados para tratar insônia, fator que acompanha muitos que vivem dias corridos e estressantes. Em sua composição existem flavonoides, como a crisina, que auxiliam na regulação e melhoria na qualidade do sono.

Uma das consequências da rotina exaustiva é a ansiedade, que em casos extremos pode deixar de ser um sentimento e se tornar uma doença. O maracujá também é um ótimo auxiliador no alívio de desordens da ansiedade, como estados de irritabilidade e agitação nervosa. Os flavonóides kaempferol e quercetina existentes na planta atuam diretamente no sistema nervoso, promovendo o relaxamento através das propriedades.

Além dessas vantagens, a Passiflora incarnata pode auxiliar em outras situações como:

  • Regulação do ritmo cardíaco;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Atividade anticonvulsiva;
  • Tratamento de doenças inflamatórias;
  • Alívio dos sintomas da menopausa;
  • Melhora de problemas digestivos.

Importante: Todo medicamento, mesmo que natural, deve ser prescrito e autorizado por um médico.

 

Leia também: Maracujá, o seu aliado auxílio da ansiedade

 

2) Piper methysticum

A planta Piper methysticum, popularmente conhecida como Kava-Kava, é uma alternativa antiga para problemas modernos, pois está disponível na natureza há centenas de anos. Ela também tem ações benéficas contra o estresse.

A Piper methysticum possui kavalactonas, que são substâncias que promovem sensação de conforto e relaxamento. Através dessas propriedades, tem efeito antidepressivo, relaxante, sedativo e analgésico, auxiliando em diversos distúrbios mentais como depressão, ansiedade, estresse, insônia e até síndrome de pânico.

 

3) Lavanda (Maillette)

A lavanda possui efeito calmante no sistema nervoso central, servindo como um auxiliador no combate à ansiedade e ao estresse.

Na medicina tradicional, a planta é conhecida por suas propriedades sedativas, analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas. O uso auxilia no tratamento da ansiedade, além de possibilitar um sono tranquilo e alívio de sintomas do estresse.

Atenção: os medicamentos à base de Piper methysticum devem ser utilizados somente sob prescrição médica.  Procure um profissional de saúde especializado.

Leia também: Conheça os 5 alimentos vilões da TPM e como substituí-los

Gosta de conteúdos relacionados a saúde e bem-estar? Então te convidamos a acompanhar mais dicas em nosso Blog Revista Herbarium.

Comentários no post "Conheça plantas medicinais que podem amenizar sintomas do estresse"

  1. Fico feliz em saber que existem plantas naturais que podem auxiliar em nossos problemas.
    Os chás são uma forma menos invasiva para contornar a ansiedade e provavelmente a depressão provinda dela,
    Obrigada pela publicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Leia também: