Cáscara Sagrada: uma aliada da saúde intestinal

Compartilhe este conteúdo

A Cáscara Sagrada (Frangula purshiana), chamada também de Cáscara ou Cáscara Santa, é original da costa do Pacífico norte americana e foi muito utilizada pelos povos nativos, sendo considerada por eles como uma planta sagrada. Ela tem propriedades laxativas, aliviando a constipação e as dificuldades para evacuar. Se você sofre, ou já sofreu com intestino preso, que tal conhecer uma aliada natural para ajudar nesses momentos?

 

Como a Cáscara pode ser utilizada?

Da planta, geralmente são utilizadas as cascas do caule e dos ramos depois de ressecadas, e raramente as raízes. Esse processo pode ser realizado deixando as partes retiradas descansar por um ano ou então com a utilização de uma estufa em temperatura de 100°C durante uma hora. Caso contrário, pode haver efeitos adversos indesejados, como cólica, vômito ou diarreia.

Leia também: Facilite a sua digestão com a Alcachofra

 

Como a planta funciona no corpo humano?

Indicada para combater problemas intestinais não crônicos, como idas irregulares ao banheiro, a Cáscara Sagrada age como um estimulante natural. O intestino grosso tem como função a eliminação da massa fecal, utilizando de movimentos autônomos para empurrar o conteúdo do cólon de forma unidirecional. A Cáscara Sagrada age como impulsionador desses movimentos, de forma leve, devolvendo a funcionalidade regular do órgão. Também estimula a secreção do muco, fazendo com que diminua o ressecamento da excreção.

O efeito da planta no organismo se dá devido a suas substâncias antranóides, responsáveis pelos efeitos laxativos.

A Cáscara é indicada para:

  • Prisão de ventre, consumido a curto prazo;
  • Inchaços na região abdominal;
  • Dores abdominais;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Hemorróidas.

Leia também: Saiba os benefícios de incluir grãos e sementes na alimentação

 

Quando evitar o uso da Cáscara

A Cáscara Sagrada não é indicada para consumo por pessoas com doenças intestinais crônicas, por exemplo, apendicite, Doença de Crohn, sangramento retal, casos de constipação acompanhados de náuseas e vômito, gestantes, lactantes e crianças menores de seis anos.

Para utilizar a Cáscara Sagrada com segurança e da maneira adequada, a consulta com profissionais de saúde é indispensável.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando mais dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida em nosso Blog Revista Herbarium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Leia também: