Campanha Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre atenção à saúde em geral e prevenção ao câncer de próstata

Cuidados essenciais à saúde do homem – Novembro Azul

Compartilhe este conteúdo

Dados comprovam: homens realizam menos consultas médicas que as mulheres, ou seja, eles dão menos atenção à saúde. E muitas vezes buscam ajuda somente após a insistência da família. Isso explica a iniciativa da campanha Novembro Azul. 

Esta falta de cuidado é um dos motivos pelos quais os homens vivem, em média, 7,2 anos a menos do que as mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Criados com a ideia de que precisam ser fortes o tempo todo, muitos ainda deixam de lado o autocuidado. Esses detalhes podem trazer consequências à saúde e refletem na qualidade e na expectativa de vida.

Campanha Novembro Azul: cuidado integral

Para tentar mudar esse conceito, surgiu a campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A inspiração veio de um movimento que já acontece em mais de 20 países.

O movimento começou com o intuito de trazer atenção à prevenção ao câncer de próstata e tornou-se mais abrangente, abordando a saúde do homem de maneira integral. 

Hoje, a campanha busca encorajar os homens a realizar exames de rotina e cuidar da saúde em todos os aspectos. Isto inclui a saúde mental, diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Prevenção e diagnóstico ao câncer de próstata

Um dos principais focos da Campanha Novembro Azul é o câncer de próstata, o segundo mais comum em homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ele atinge principalmente homens na terceira idade.  Seus principais sintomas são:

  • Dificuldade para urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes;
  • Jato urinário fraco ou interrompido e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

É importante ressaltar que possuir um ou mais desses sintomas não significa a ocorrência do câncer, porém, é importante consultar um médico para verificar as possíveis causas.

O Ministério da Saúde recomenda que homens acima de 50 anos e/ou que apresentem alguns dos sintomas mencionados acima façam acompanhamento médico regular para auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Contudo, homens com menos de 50 anos, com histórico da doença na família (pai e irmãos) também devem consultar um profissional da saúde para obter orientação sobre os riscos.

Exames de rotina para o homem

Fazer exames periódicos é a melhor forma de cuidar da saúde de forma geral. O cuidado constante permite diagnosticar riscos e doenças em seu estágio inicial. É importante que haja um acompanhamento médico para definir a periodicidade desses exames, que pode variar de acordo com o histórico de cada paciente.

Lembrando que é fundamental manter a carteira de vacinação atualizada e ficar atento ao cronograma de vacinas.

Mudanças no estilo de vida para se manter saudável

Além de ir ao médico e fazer exames de rotina, manter hábitos saudáveis é imprescindível para a saúde e para o aumento da expectativa de vida.  Ou seja, adotar ações que contribuam também para promover o bem-estar e o bom funcionamento do corpo e da mente.

As mudanças no estilo de vida para prevenir doenças devem incluir uma alimentação equilibrada, a prática frequente de exercícios físicos e evitar o consumo de bebida alcoólica.

Quer ler mais matérias sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida? Então acompanhe as novidades no nosso Instagram e aqui no blog Herbarium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Leia também: