Eles vão fazer a diferença para uma vida mais saudável e feliz

Conheça 4 hábitos para cuidar de você

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Você já parou para pensar o que é ser ou estar saudável? Para muitos, uma pessoa com saúde significa sem doenças. No entanto, o conceito de saúde vai muito além da ausência de problemas médicos. Ele engloba um conjunto de fatores, como hábitos, qualidade de vida e questões mentais e físicas.

Para ampliar essa percepção a respeito do significado, em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Mas, então, como alcançar este estado completo? Há maneiras simples, mas importantes, para isso. Conheça quatro exemplos de hábitos para cuidar de você e os incorpore diariamente na sua rotina.

1. Alimentação equilibrada e de qualidade

Comer bem e de maneira saudável não significa comer pouco, fazer dietas ou deixar de ingerir determinados alimentos. Uma alimentação equilibrada, balanceada e nutritiva é feita de uma combinação de nutrientes, com opções de proteínas animais ou vegetais, carboidratos, legumes, verduras e frutas. A recomendação é equilibrar as porções e diversificar o máximo possível os alimentos.

Na hora de preencher o seu prato, que tal apostar em cores fortes e variadas? Isso porque a maioria das cores corresponde a determinados grupos de nutrientes e antioxidantes. Quanto mais cor, mais nutritiva a alimentação se torna. Alimentos verdes, amarelos, vermelhos, brancos, roxos… Vale a pena incluir no cardápio! O vermelho, por exemplo, com tomates, morango, goiaba, cereja e melancia, remete a um poderoso antioxidante que pode prevenir diversos tipos de câncer. A turma das frutas e verduras arroxeadas também entra na lista. Repolho roxo, ameixa e uva contam com a presença do ácido elágico, um ótimo aliado para retardar o envelhecimento.

Antes de iniciar a sua nova rotina alimentar, que tal procurar um profissional especializado para auxiliar você?

2. Exercícios físicos

Manter uma atividade física traz inúmeros benefícios ao corpo, como já mostramos aqui. Prevenção de doenças, auxílio na perda de peso, melhora na qualidade do sono, além de melhora na frequência cardíaca e respiração e fortalecimento dos músculos, entre outras vantagens. Procure conhecer as diversas opções de esportes e escolha aquela que mais combina com o seu perfil. Antes de iniciar a atividade, consulte um médico.

3. Tempo de lazer

Separar um período do dia, mesmo que pequeno, para uma atividade de lazer que traga satisfação a você pode ser um grande aliado para a sua qualidade de vida e, consequentemente, para a sua saúde. Isso porque momentos de tranquilidade e diversão liberam a serotonina, considerada um dos hormônios da “felicidade” tão importantes para o bem-estar. Pode ser uma leitura, ouvir música, pintar ou dançar. Ou então um passeio no parque mais próximo ou aquele cafezinho com um familiar ou amigo.

4. Hábitos de meditação

A prática de meditar proporciona o relaxamento geral do corpo e, com ela, é possível desenvolver técnicas que auxiliam o equilíbrio entre corpo e mente. Você terá maior disposição e preparo para os compromissos e atividades diários. Entre os benefícios proporcionados pela meditação estão melhora na imunidade e memória, redução de problemas cardíacos e ajuda na prevenção de quadros de ansiedade.

Você já coloca em prática algum desses hábitos no seu dia a dia? Conte para nós nos comentários. Aproveite para seguir a Revista Herbarium para mais dicas de saúde e qualidade de vida.