Mesmo pequenas ações podem fazer uma diferença enorme na maneira como você encara sua vida

5 hábitos seguidos por pessoas felizes

Compartilhe este conteúdo

Quem é que nunca se pegou pensando no que deveria fazer para se sentir como pessoas felizes se sentem? Só para se ter uma ideia, existe até mesmo um ranking criado para medir essa sensação classificando os países analisados – e o último Relatório Mundial da Felicidade, elaborado pela empresa de pesquisas Gallup em parceria com a ONU, trouxe o Brasil na 32ª posição de 156 nações.

Mesmo que não tenhamos poder direto sobre fatores como PIB per capita, expectativa de vida, liberdade e ausência de corrupção (alguns dos aspectos analisados pelo relatório), há ações que podem melhorar, e muito, nossa qualidade de vida e nos deixar mais preparados para que influências externas não impactem negativamente nosso dia a dia.

Está preparado para realizar pequenas mudanças na sua rotina e perceber que a sua vida pode, sim, trazer mais sorrisos que preocupações? Confira alguns hábitos indicados por psicólogos que são seguidos por pessoas felizes.

1 – Pessoas felizes escrevem

Anotar coisas pelas quais você se sente grato, metas a serem atingidas, conquistas realizadas e mesmo pequenas descrições sobre como você se sente são exemplos de que registrar seus pensamentos permite uma análise dos momentos pelos quais esteja passando.

Quando você se debruça sobre os acontecimentos, cria estratégias para manutenção do que faz bem e mudança daquilo que deve ser alterado, seja de maneira consciente ou inconsciente. O esclarecimento é parte fundamental do autoconhecimento – e esse passo cabe apenas, e somente, a você.

2 – Exercite a sua generosidade

Generosidade é outro aspecto analisado pelo Relatório Mundial da Felicidade. Não podemos esperar nem exigir que outros pratiquem essa ação, mas somos responsáveis pela maneira como lidamos com isso. Por exemplo, em 2008, pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, divulgaram um estudo que chegou à seguinte conclusão: gastar dinheiro com o próximo traz mais sentimento de realização do que gastar consigo mesmo.

Portanto, não espere para auxiliar uma instituição que vá de acordo com seus princípios nem para comprar um presente especial para uma pessoa querida. Desta maneira, você estabelece vínculos e se sente menos solitário, pois passa a pertencer a algo que é importante para a sua felicidade. Trabalhos voluntários também fazem parte dessa dica.

3 – Aumente seu contato com a natureza

Fazer uma caminhada ao ar livre, observar as estrelas e fazer trilhas são ações-chave para reduzir o nível de cortisol – hormônio do estresse –, conforme indica um estudo publicado em 2019 pela revista acadêmica Frontiers in Psychology. E não é preciso uma mudança radical para aproveitar os benefícios proporcionados pelo contato com a natureza: bastam 20 minutos.

Exercícios físicos e meditação são mais dois ótimos aliados para complementar a sua rotina de bem-estar próprio.

4 – Dedique-se a você

Realizar atividades culturais, como ir ao museu, ler um livro ou escutar músicas que sejam do seu agrado, evita ansiedade e depressão, elevando, consequentemente, a satisfação com a vida. Nos momentos em que a sensação de felicidade estiver baixa, procure fazer aquilo que faz bem a você. Não se trata de evitar problemas, mas de encará-los com mais preparo em um momento mais adequado.

Além disso, procure dedicar-se ao desenvolvimento de habilidades de sua preferência. Apesar de desafiador, persistir em algo progressivo garante realização a longo prazo. Claro, não deixe de contar com amigos e família. Qualquer suporte saudável é mais do que bem-vindo.

5 – Entenda a si mesmo

Conhecer as próprias limitações para concretizar objetivos realistas, solucionar conflitos pessoais e respeitar os próprios sentimentos – sejam eles causadores de gargalhadas ou lágrimas – é fundamental para fazer parte do grupo de pessoas felizes. Além de equilibrar as suas particularidades às exigências da sociedade, entender como lidar consigo mesmo desenvolve paciência e tolerância, diminuindo ansiedade.

Faça parte do grupo de pessoas felizes

Saiba que nem tudo está em suas mãos, mas que o que estiver a seu alcance pode, e deve, trabalhar a seu favor. Seguindo essas dicas e se comprometendo ao desenvolvimento constante do autoconhecimento, você finalmente fará parte do grupo de pessoas felizes e não terá mais dúvidas do que pode fazer para sorrir mais.

Compartilhe este texto com quem precisa saber mais sobre felicidade. Ajude a disseminar os conceitos e mostrar como é fácil ser feliz.

2 thoughts on "5 hábitos seguidos por pessoas felizes"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Leia também: