Cuidados no inverno: conheça três fitoterápicos que podem amenizar os sintomas de resfriados e gripes

Compartilhe este conteúdo

O inverno é uma estação que merece ser aproveitada com sabedoria e alguns cuidados com a saúde são essenciais para prevenir patologias do sistema respiratório muito prevalentes nessa época do ano.

Então, sente-se em lugar aconchegante de preferência com uma xícara de chá e aproveite a leitura para conhecer algumas plantas medicinais utilizadas para a melhora dos quadros e manifestações clínicas nessas doenças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia as infecções respiratórias são a terceira causa mundial de morte em adultos, sendo a pneumonia a grande representante que pode ser ocasionada por vírus, no entanto, mais frequentemente por bactérias. É importante também citar o resfriado e a gripe e os seus sinais e sintomas que provocam significativo mal-estar.

O resfriado é provocado por vírus como rinovírus, adenovírus e vírus parainfluenza. Febre baixa, cefaleia, obstrução nasal, coriza com secreção clara e prurido nasal e na garganta são alguns dos sintomas do resfriado.

Já a gripe é causada pelo vírus influenza provocando manifestações respiratórias mais intensas e com maior repercussão orgânica que o resfriado. Alguns sinais da gripe são febre alta, sudorese, cefaleia, dor de garganta, tosse, secreção amarelada, sede e mialgia.

Os principais fitoterápicos utilizados nos sintomas das doenças respiratórias têm como principais objetivos o controle das diversas manifestações clínicas e a prevenção do agravamento da doença. Um grande número dessas espécies apresenta atividades antisséptica, expectorante, antitussígena, broncodilatadora e imunomoduladora.

E é possível que você já tenha ouvido falar na Mikania glomerata popularmente conhecido como Guaco que tem propriedade broncodilatadora conferida pela cumarinas um dos seus constituintes químicos.

Sua atividade broncodilatadora se dá, pela inibição do broncoespasmo induzido por histamina em traqueia isolada, e relaxante da musculatura lisa da árvore respiratória, provavelmente por bloqueio dos canais de cálcio, expectorante e emoliente.

Além disso, o Guaco tem propriedades anti-inflamatórias pela presença da cumarina e o ácido cumarínico e atividade antibacteriana atribuída ao diterpeno outro constituinte bioativo.

A Mikania glomerata é indicado para gripes, tosse, bronquite, asma, rouquidão, faringites e laringites. Mas atenção para as contraindicações doses acima das recomendadas podem provocar vômitos e diarreia.

Outro importante fitoterápico indicado para as infecções das vias respiratórias com propriedades imunoestimulante, antimicrobiana, anti-inflamatória e expectorante é o Pelargonium sidoides.

E o Hedera helix, conhecida popularmente como Hera tem indicações para tosse espasmódica e bronquite pelas suas propriedades antitussígena e expectorante.

Bem, esperamos que tenha gostado da leitura, continue acompanhando o nosso blog e em breve publicaremos novos conteúdos relevantes sobre saúde, nutrição e fitoterapia. Se quiser deixar sua sugestão de novos temas é só deixar um comentário.

Comentários no post "Cuidados no inverno: conheça três fitoterápicos que podem amenizar os sintomas de resfriados e gripes"

  1. Ola gostaria de ter informacoes sobre como combatir de forma efetiva sintomas de alergia intensa :
    Rinitis, coriza, espirros constantes,coceira na garganta etc.

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Leia também: