Os benefícios da Fitoterapia em uma xícara de chá

Compartilhe este conteúdo

Você sabia que a forma fitoterápica mais antiga e popular que se conhece é o chá? Pois bem, reserve alguns minutos para a leitura desse texto recheado de sabedoria secular e tradicionalidade.

Desde as civilizações mais antigas, o ser humano utiliza plantas medicinais para o alívio de sintomas e tratamento de diversas patologias. Até os dias atuais, esses conhecimentos tão preciosos são transmitidos e disseminados.

No Brasil, a história da utilização tradicional dos fitoterápicos tem influências das culturas Africanas, Indígenas e Europeias. Os povos oriundos de diversas localidades do continente Africano, trouxeram bastante conhecimento ancestral, com emprego não somente na cura das enfermidades, mas na manutenção do equilíbrio do corpo e espírito com a natureza, nas práticas religiosas.

Os indígenas brasileiros também deixaram um legado para a Fitoterapia, não somente pela transmissão do conhecimento terapêutico, mas também pela nomenclatura de quase todas as plantas que conhecemos. Foram os primeiros a descobrir a importância da planta Anemopaegma arvens, popularmente conhecida como catuaba, utilizada por eles como afrodisíaco masculino. O chá, tanto das cascas, como das raízes, continua sendo considerado um dos melhores tônicos, vasodilatadores e estimulantes do Sistema Nervoso Central.

Os primeiros europeus que chegaram aqui, tiveram uma participação-chave para que pudéssemos nos beneficiar da Medicina Tradicional Brasileira até os dias de hoje. Além de absorverem, integrarem e registrarem os conhecimentos indígena e africano, acrescentaram seus “remédios”, preparações boticárias e instrumentos cirúrgicos (para cortar, sangrar, lancetar, suturar), ampliando as aplicações da flora, não somente na área medicamentosa, mas também para fins alimentares.

Chá X Infusão

Atualmente, observa-se uma crescente busca por recursos terapêuticos de origem natural, através das suas diversas formas, incluído o chá ou infusão.

Diferentemente do que muitos acreditam, nem todas as bebidas elaboradas com água fervente e plantas ou ervas podem ser chamadas de chá. Só é considerado chá a bebida feita a partir da planta Camellia Sinensis. Quando é inserido quaisquer outras plantas na composição, torna-se uma infusão ou tisana.

Mas para você que possa se beneficiar com as maravilhas oferecidas pela natureza através dessa bebida é fundamental conhecer as técnicas certas para o seu preparo. E é muito provável que você já tenha ouvido falar em duas técnicas: a infusão e a decocção.

Infusão é a técnica utilizada para extração de compostos (terapêuticos e aromáticos) das folhas e flores, as partes moles das plantas. O seu preparo é bem simples! Basta colocar água fervente em um recipiente, como uma xícara de porcelana ou vidro com capacidade de 200 ml a 250ml, sob 1 colher de sopa da planta medicinal fresca ou 1 colher de sobremesa da planta seca. Abafe o recipiente em torno de 2 a 5 minutos, dependendo da planta utilizada. Em seguida coar a planta e a sua bebida está pronta para o consumo.

Já a técnica utilizada para raízes, cascas e semente, as partes duras das plantas é a decocção. É o processo de cozimento das plantas medicinais. Você precisa colocar a planta fresca ou seca em um recipiente adequado, não metálico, com água e levar à fervura em fogo baixo por um tempo que pode variar entre 5 e 10 minutos, dependendo da consistência da parte da planta utilizada. Depois deixe em repouso por 10 a 15 minutos. Deve-se coar antes de beber. Em geral, utiliza-se para cada de 250 ml de água para uma colher de sopa da planta medicinal fresca.

 

Anote algumas dicas importantes:

– As plantas frescas devem ser lavadas rapidamente em água corrente antes de serem utilizadas;

– Recomenda-se o uso de vasilhas de vidro, porcelana, barro ou aço inoxidável para aquecer a água.

– Evitar o uso de vasilhas de alumínio, plástico e ferro;

– Utilizar água tratada e/ou filtrada;

– O chá deve ser consumido no mesmo dia do preparo;

– Pode beber o chá quente, morno, em temperatura ambiente ou gelado;

Aproveite o seu chá com Fitoterapia e continue nos acompanhando. Em breve, novos conteúdos sobre saúde em nosso blog.

 

Comentários no post "Os benefícios da Fitoterapia em uma xícara de chá"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Leia também: