Infusão ou decocção: saiba a diferença para o preparo do chá

Compartilhe este conteúdo

O chá é uma bebida milenar, desfrutado por muitas pessoas e de várias maneiras. Porém, segundo algumas lendas orientais, o verdadeiro chá é o que provém da planta Camelliasinensis – o que dá origem ao chá verde, chá preto, chá amarelo e chá vermelho, por exemplo. Todos os outros tipos são chamados de infusão e decocção.

Neste texto, você vai descobrir a diferença entre essas duas maneiras de preparo para descobrir a que mais te agrada. Vamos lá!

O que é a infusão

Esse tipo de preparo consiste em utilizar as partes mais frágeis das plantas, ou seja, folhas, flores e frutos triturados. Alguns exemplos de plantas para esse preparo são a camomila, cidreira, hortelã e o dente-de-leão.

Para fazer o preparo de uma infusão, é necessário colocar a água fervida em um copo junto com os ingredientes. O ponto principal do processo é tampar o recipiente para que ocorra a liberação dos compostos voláteis na água.

Essa é a maneira mais tradicional, já que é possível encontrar os saquinhos de infusão já preparados para praticar essa técnica.

O que é a decocção

Por outro lado, a decocção usa as partes mais duras das plantas, como caules, cascas, sementes e raízes. Como são fragmentos mais resistentes, o preparo consiste em colocar a planta para ferver junto com a água, sempre utilizando uma tampa. Depois de fervida, basta coar a água.

Para esse método, são recomendadas as cascas de frutas, como de maçã, canela em pau e cravo. As ervas já desidratadas também são ótimas opções para a decocção.

O importante é lembrar que, dentro de cada categoria citada acima, existem plantas que são mais ou menos frágeis, devendo, portanto, serem avaliadas quanto à melhor técnica de extração.

Recomendações

Agora, você já pode aproveitar o seu chá, infusão e decocção da melhor maneira!

Gostou do texto? Então acompanhe mais dicas de saúde, bem-estar e qualidade de vida no nosso blog Revista Herbarium.

 

 

Tags relacionadas:

Comentários no post "Infusão ou decocção: saiba a diferença para o preparo do chá"

  1. Uuau, adorei o seu site, várias dicas legais e de peso.

    Gosto muito de pesquisar sobre saúde e encontrar portais
    referencia para seguir. O seu eu vou seguir com certeza.

    Muito obrigado e parabéns! Um grande e forte abraco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Leia também: