Banho de Floresta: já ouviu falar?
Em meio ao caos da vida moderna, rodeada de tecnologias e outros estímulos, as escapadas para fazer trilhas e visitar parques nos finais de semana estão cada vez mais populares. Mas você sabia que por trás desse simples hábito existem muitos benefícios para a sua saúde mental e física?
Com mais de quatro décadas de existência, a prática é conhecida como Banho de Floresta, ou Shinrin-yoku, como é chamado pelos criadores japoneses. Esse estudo consiste em receber e desfrutar dos benefícios naturais e psicológicos que o contato com a natureza pode oferecer. Neste texto, você vai descobrir o que é o Banho de Floresta e os motivos dele ser tão vantajoso!
Criado no Japão em 1982, o Banho de Floresta é uma técnica que se fundamenta em aproveitar do que a natureza fornece e, assim, receber todos os benefícios que ela pode proporcionar na saúde física e mental. São apenas trinta minutos que podem fazer toda a diferença na qualidade de vida.
Alguns cientistas japoneses descobriram que ao caminhar, praticar exercícios em um bosque ou simplesmente sentar em um parque podem trazer melhorias, como regular a pressão arterial, os batimentos cardíacos, proporcionar uma sensação de relaxamento e melhorar o sono.
A floresta pode ser uma terapia! Sentir os aromas das árvores, tocar nas folhas, escutar a natureza, sentar na grama ou fazer uma caminhada ajuda no tratamento da depressão e a garantir uma vida muito mais leve e saudável.
O estudo foi apoiado pela Agência Florestal do governo japonês, com a finalidade de proporcionar aos cidadãos uma maior conexão com a natureza e ainda usufruir do bem-estar físico e mental.
Quais são os benefícios do Banho de Floresta
Um dos maiores benefícios que essa prática traz é o aumento da produção de células de defesa do nosso sistema imune, em especial, dos Linfócitos NK, conhecidos como natural killer. Elas são responsáveis por combater microorganismos invasores no corpo humano. Isso acontece pela presença dos óleos essenciais e compostos voláteis nas folhas das árvores!
Além disso, o Banho de Floresta pode auxiliar a combater algumas doenças crônicas, contribuir no tratamento em casos de diabetes, hipertensão, câncer, depressão e síndromes – como a de burnout. Já a questão do alívio de estresse possui relação com a redução do cortisol que a floresta pode proporcionar.
Ou seja, são benefícios que transcendem o relaxamento e atuam diretamente em uma melhora na qualidade de vida física e mental.
Como fazer um Banho de Floresta
É muito simples se beneficiar de todas as propriedades presentes na natureza. Confira uma lista de atividades que podem melhorar o seu bem-estar:
- Piqueniques no parque;
- Trilhas em bosques;
- Exercício ao ar livre;
- Yoga e meditação nas florestas;
- Ler em parques.
O importante é buscar se conectar com o que está ao redor, escutar e sentir a floresta e se desconectar de tudo que acelera sua mente e seu organismo, como telas e outras tecnologias. Segundo o site da Fiocruz, em um artigo sobre a assinatura do projeto de desenvolvimento do banho de floresta no Brasil, “a cooperação tem por objetivo estimular a aproximação das pessoas às áreas naturais no sentido de experimentarem os efeitos positivos à saúde e, ainda, contribuir para a conservação da natureza e à geração de benefícios socioeconômicos aos atores locais.” Aproveite a natureza!
Gostou do texto? Então acompanhe mais dicas de saúde, bem-estar e qualidade de vida no nosso blog Revista Herbarium.
Leia também:
Cáscara Sagrada: uma aliada da saúde intestinal
A Cáscara Sagrada (Frangula purshiana), chamada também de Cáscara ou Cáscara Santa, é original da costa do Pacífico norte americana […]
Sedentário no frio? Castanha da Índia ajuda a circular o sangue
Quando as temperaturas estão mais baixas, é normal nos sentirmos mais indispostos e nos movimentarmos menos. Afinal, no frio, quem […]
Consumo de chás pode ajudar a manter a saúde no inverno
O inverno é uma das estações que mais divide opiniões entre as pessoas. Uma parcela da população ama, outra nem […]