Saiba como melhorar a digestão
A Federação Brasileira de Gastroenterologia indica em uma pesquisa que quase a metade dos brasileiros sofrem com problemas digestivos, como refluxo, azia e inchaço – e isso impacta diretamente na qualidade de vida. Por isso, é necessário manter uma dieta equilibrada e seguir alguns hábitos, para que a má digestão não seja corriqueira.
Neste post, você vai aprender como ajudar a fazer a digestão da maneira certa e evitar o desconforto após as refeições. Vamos lá!
Tenha uma dieta equilibrada
Uma alimentação saudável já contribui muito para o funcionamento pleno do organismo, principalmente se for rica em fibras. Alimentos como a maçã, mamão, pão integral, azeite, laranja e mexerica cumprem o papel de auxiliar no processo digestivo.
Mesmo na correria do dia-a-dia, é importante garantir refeições ricas em fibras e nutrientes. Portanto, frutas, iogurtes e barras de cereais são ótimas opções de lanche, além de não precisarem de um preparo prévio, facilitando no cotidiano agitado.
Além disso, as gorduras saudáveis também podem ajudar. Esse componente está presente em alimentos como nozes, linhaça e alguns tipos de peixe. As gorduras saudáveis ajudam na sensação de saciedade e colaboram na absorção de nutrientes.
Beba água!
A água é uma parceira do organismo, por isso, tenha o costume de tomar água na rotina. Mas, se para você é um desafio muito grande tomar essa quantidade de água, é possível alternar com chás e sucos naturais.
Uma boa hidratação ajuda a reduzir o inchaço corporal, colabora com a pele e até mesmo na saúde do cabelo. Mas, lembre-se: faça a ingestão do líquido depois de comer e não durante, para que a água não se torne uma inimiga da digestão.
Coma sem pressa
A mastigação correta é a base de uma boa digestão: sempre com porções pequenas e devagar. Assim, o organismo está preparado para receber o alimento e evita a sensação de peso no estômago, que é uma das consequências da mastigação incorreta. Desta forma, procure o melhor horário para fazer as refeições. A pressa na mastigação contribui para os desconfortos gerados após a ingestão dos alimentos.
Pratique exercícios físicos
As atividades físicas regularmente contribuem para um organismo saudável, já que aceleram o metabolismo. Porém, além disso, também é recomendado pequenos exercícios antes e depois das refeições para ajudar na digestão, como subir escadas ou caminhadas curtas.
Cuidado com alguns alimentos
Frituras, carnes gordurosas, refrigerantes, bolachas e doces, por exemplo, são danosos para a saúde de qualquer um, visto que pesam o estômago e são processados. Muitos contam com ingredientes como a farinha branca, que deixa mais lento o trato intestinal. Logo, evitar o consumo exacerbado desses alimentos pode facilitar na digestão.
Evite o álcool
No processo de absorção do álcool, o problema já pode começar no sistema gastrointestinal, provocando a irritação das mucosas do esôfago e do estômago, capaz de modificar as membranas que ficam no intestino, o que dificulta a chegada dos nutrientes. Tudo isso é sinônimo de má digestão.
E não para por aí! O álcool também pode afetar o pâncreas, que é responsável por fabricar a insulina e enzimas digestivas.
É importante sempre manter o equilíbrio e escutar o seu corpo. São hábitos simples, mas que podem mudar a qualidade de vida para melhor!
Gostou do texto? Então acompanhe mais dicas de saúde, bem-estar e qualidade de vida no nosso blog Revista Herbarium.
Leia também:

Diga adeus à prisão de ventre com a Cáscara Sagrada
Em um mundo movimentado, muitas vezes ignoramos os sinais do nosso corpo. A prisão de ventre, um problema comum e […]

Dicas naturais para cuidar na pele na primavera
À medida que a primavera floresce e a natureza se renova, é hora de despertar sua própria beleza e revigorar […]

Conheça os alimentos que podem amenizar os efeitos do envelhecimento
O processo de envelhecimento é natural, mas a maneira como nosso corpo envelhece pode ser influenciada significativamente pela nossa dieta. […]