Saiba como melhorar a digestão
A Federação Brasileira de Gastroenterologia indica em uma pesquisa que quase a metade dos brasileiros sofrem com problemas digestivos, como refluxo, azia e inchaço – e isso impacta diretamente na qualidade de vida. Por isso, é necessário manter uma dieta equilibrada e seguir alguns hábitos, para que a má digestão não seja corriqueira.
Neste post, você vai aprender como ajudar a fazer a digestão da maneira certa e evitar o desconforto após as refeições. Vamos lá!
Tenha uma dieta equilibrada
Uma alimentação saudável já contribui muito para o funcionamento pleno do organismo, principalmente se for rica em fibras. Alimentos como a maçã, mamão, pão integral, azeite, laranja e mexerica cumprem o papel de auxiliar no processo digestivo.
Mesmo na correria do dia-a-dia, é importante garantir refeições ricas em fibras e nutrientes. Portanto, frutas, iogurtes e barras de cereais são ótimas opções de lanche, além de não precisarem de um preparo prévio, facilitando no cotidiano agitado.
Além disso, as gorduras saudáveis também podem ajudar. Esse componente está presente em alimentos como nozes, linhaça e alguns tipos de peixe. As gorduras saudáveis ajudam na sensação de saciedade e colaboram na absorção de nutrientes.
Beba água!
A água é uma parceira do organismo, por isso, tenha o costume de tomar água na rotina. Mas, se para você é um desafio muito grande tomar essa quantidade de água, é possível alternar com chás e sucos naturais.
Uma boa hidratação ajuda a reduzir o inchaço corporal, colabora com a pele e até mesmo na saúde do cabelo. Mas, lembre-se: faça a ingestão do líquido depois de comer e não durante, para que a água não se torne uma inimiga da digestão.
Coma sem pressa
A mastigação correta é a base de uma boa digestão: sempre com porções pequenas e devagar. Assim, o organismo está preparado para receber o alimento e evita a sensação de peso no estômago, que é uma das consequências da mastigação incorreta. Desta forma, procure o melhor horário para fazer as refeições. A pressa na mastigação contribui para os desconfortos gerados após a ingestão dos alimentos.
Pratique exercícios físicos
As atividades físicas regularmente contribuem para um organismo saudável, já que aceleram o metabolismo. Porém, além disso, também é recomendado pequenos exercícios antes e depois das refeições para ajudar na digestão, como subir escadas ou caminhadas curtas.
Cuidado com alguns alimentos
Frituras, carnes gordurosas, refrigerantes, bolachas e doces, por exemplo, são danosos para a saúde de qualquer um, visto que pesam o estômago e são processados. Muitos contam com ingredientes como a farinha branca, que deixa mais lento o trato intestinal. Logo, evitar o consumo exacerbado desses alimentos pode facilitar na digestão.
Evite o álcool
No processo de absorção do álcool, o problema já pode começar no sistema gastrointestinal, provocando a irritação das mucosas do esôfago e do estômago, capaz de modificar as membranas que ficam no intestino, o que dificulta a chegada dos nutrientes. Tudo isso é sinônimo de má digestão.
E não para por aí! O álcool também pode afetar o pâncreas, que é responsável por fabricar a insulina e enzimas digestivas.
É importante sempre manter o equilíbrio e escutar o seu corpo. São hábitos simples, mas que podem mudar a qualidade de vida para melhor!
Gostou do texto? Então acompanhe mais dicas de saúde, bem-estar e qualidade de vida no nosso blog Revista Herbarium.
Comentários no post "Saiba como melhorar a digestão"
Deixe um comentário
Leia também:
Cáscara Sagrada: uma aliada da saúde intestinal
A Cáscara Sagrada (Frangula purshiana), chamada também de Cáscara ou Cáscara Santa, é original da costa do Pacífico norte americana […]
Sedentário no frio? Castanha da Índia ajuda a circular o sangue
Quando as temperaturas estão mais baixas, é normal nos sentirmos mais indispostos e nos movimentarmos menos. Afinal, no frio, quem […]
Consumo de chás pode ajudar a manter a saúde no inverno
O inverno é uma das estações que mais divide opiniões entre as pessoas. Uma parcela da população ama, outra nem […]
Eu tenho 70 anos e como gostaria de chegar pelo menos na idade que o meu pai tem hoje – 105 anos festejado em 19/05/2023. Estou tentando acompanhá-lo não só em sua rotina; como também e principalmente em seus hábitos alimentares:
Rotinas: Levanta as 9horas, atividades físicas na cama com um elástico por 20´, depois um belo café da manhã, sol por 20/30´ com protetor solar, almoço as 14horas, mas antes banho que toma sozinho e lava-se todo os pés recebe um tratamento especial. No período da tarde assiste TV e uma sexta de 1hora e depois uma merenda saudável. Logo em seguida assiste a missa na TV e comenta os assuntos cotidianos e expressa também sua religiosidade. Detalhes adicionais de sua rotina diária; gosta de gargalhar, contar piadas, conversar, tomar uma (uma) cervejinha nos finais de semana. Toma os seus medicamentos sozinho e dorme cedo.
Deixei as principais refeições para falar por último porque é uma benção vê-lo se alimentar, pois, faz duas refeições por dia com os seguintes alimentos: arroz, feijão (amassado…), saladas, especialmente o fruto tomate e suco de laranja+uma proteína e a de sua preferência é peixe. A sua mastigação é bem devagar saboreando os alimentos. No jantar a mesma coisa e no total ingere em torno de 2000 calorias por dia. O seu único defeito são de vez em quando umas friturinhas; mandioca frita, batata frita, polenta frita, peixe frito….que nós os filhos estamos aos poucos tirando de sua alimentação….é isso ! Está com 105 anos e levando a vida jogando muito truco e ganhando seu hobby preferido!!! O nome dele é José Antônio Ortega nascido em 19 de maio de 1918 em Penápolis. Se você publicarem ele vai ficar muito feliz com a Herbarium…ele é como eu seu filho que também gosta de ser lembrado e homenageado! Abraços