Quais são as vitaminas essenciais para o nosso corpo? Confira

Compartilhe este conteúdo

Quais são as vitaminas essenciais para o nosso corpo? Confira

Sabia que, a cada segundo, o corpo realiza centenas de reações químicas que são vitais para o organismo? Desde a síntese de novas células até a transmissão de impulsos elétricos pelos neurônios, cada uma cumpre um papel indispensável para a saúde. Essas reações, que ocorrem constantemente dentro de você, acontecem da melhor forma se você tiver a quantidade certas das vitaminas essenciais para o corpo.

Vitaminas são, precisamente, as substâncias que aceleram e otimizam as funções vitais do corpo, e por isso são definidas como catalisadoras. Elas ajudam as células a operar normalmente e a utilizar menos energia. Por isso, para manter uma vida saudável você precisa garantir a ingestão das quantias necessárias de vitaminas, mantendo sempre o equilíbrio.

Neste artigo, você vai entender quais são as vitaminas essenciais para o corpo e o papel de cada uma no organismo, além de conhecer os alimentos no quais é possível encontrá-las e saber quais cuidados você precisa ter para garantir o seu equilíbrio. Vamos lá?

Quais são os tipos de vitaminas?

Antes de aprender sobre cada uma, é importante saber que as vitaminas se dividem em dois tipos: as hidrossolúveis, que se dissolvem em soluções aquosas, e as lipossolúveis, que se combinam com gorduras no seu corpo.

O primeiro tipo engloba as substâncias que precisam ser consumidas diariamente, uma vez que são armazenadas em baixa quantidade dentro do corpo e não têm uma vida útil muito longa. Já as lipossolúveis, por ficarem armazenadas nos lipídios, duram mais tempo e não necessitam de uma ingestão tão constante. As vitaminas do complexo B e a vitamina C, por exemplo, são hidrossolúveis. O restante se enquadra na segunda categoria.

Quais são as vitaminas essenciais para o corpo?

Complexo B

Todas as vitaminas do complexo B participam de reações químicas importantes no organismo. Elas são mais conhecidas pelas suas funções no sistema nervoso central, nos órgãos do sistema digestivo e na tonificação dos músculos, mas como essas substâncias também estão vinculadas ao fornecimento de energia para o corpo, são importantes para todas as funções vitais.

Você pode encontrar as vitaminas desse complexo em cereais, carnes, peixes, leguminosas e ovos. Os vegetarianos e veganos podem sofrer de deficiência de vitamina B12, que é encontrada naturalmente apenas em alimentos de origem animal. Por isso, é recomendado o consumo de cereais enriquecidos ou suplementos vitamínicos para quem adota esse tipo de dieta.

Vitamina C

O ácido ascórbico, que conhecemos como Vitamina C, ajuda a retardar o envelhecimento das células e combate a formação de tumores. Além dessa função antioxidante, ela também fortalece o sistema imunológico e participa da formação de neurotransmissores. O seu consumo está mais ligado às frutas cítricas, como a laranja, mas alimentos como o brócolis e o tomate também são muito ricos em Vitamina C.

Vitamina A

Essa substância é muito importante para a saúde dos olhos, além de também ajudar na imunidade e otimizar as reações que mantêm nossa pele saudável. A cenoura, os vegetais de folhagem escura e o fígado são riquíssimos em Vitamina A, e por isso é importante que estejam incorporados na sua alimentação.

Vitamina D

Já tomou um pouco de sol hoje? Pois é, a exposição aos raios solares estimula a produção de Vitamina D no corpo, e alguns alimentos, como o óleo de fígado de peixe e a gema dos ovos, também contêm essa substância. 

O micronutriente chamado calciferol é uma vitamina essencial para que o corpo mantenha os ossos saudáveis, e sua deficiência está conectada ao raquitismo. Além dos hábitos alimentares, você também pode complementar a produção de vitamina D com suplementos em forma de spray, que têm fácil aplicação.

Vitamina E

Essa substância também tem uma importante ação antioxidante no organismo, interrompendo o fluxo de reações em cadeia fomentada pelos radicais livres. Para manter a ingestão equilibrada de Vitamina E, você pode consumir grãos, laticínios e alimentos feitos com trigo.

Vitamina K

A origem do nome dessa vitamina é a palavra alemã “Koagulation”, e nesse caso não se trata de um falso cognato: essa substância é muito importante para a coagulação do sangue e ajuda na saúde geral do tecido sanguíneo. Você pode encontrá-la em legumes e vegetais folhosos.

Como manter uma dieta rica em vitaminas?

Uma dica para manter a ingestão das vitaminas essenciais para o seu corpo é adotar uma dieta diversa e colorida. Como você viu anteriormente, as vitaminas estão distribuídas de forma variada ao longo dos degraus da pirâmide alimentar. 

Um almoço rico em vitaminas, por exemplo, pode ser um prato com grãos e proteínas, acompanhado de uma salada com vegetais e legumes diversos e temperada com algum óleo rico. Além disso, é importante manter alguns hábitos que vão te ajudar a estabilizar o seu organismo e otimizar a ação das vitaminas e nutrientes. Confira, a seguir, quais são eles.

Não pule refeições

O corpo precisa ser alimentado regularmente, e no caso das vitaminas hidrossolúveis isso é ainda mais importante, já que elas não ficam muito tempo armazenadas no corpo. O ideal é garantir o café da manhã, o almoço e o jantar todos os dias, sem excessos. Lanches pequenos entre as refeições também ajudam a manter o metabolismo equilibrado e controlam o apetite.

Faça exercícios físicos

Além de reduzir o estresse e contribuir para a saúde mental, realizar exercícios físicos regulares ajuda na absorção de nutrientes e nas trocas entre as células do seu corpo. Uma dica é se exercitar, de forma leve ou moderada, todos os dias durante pelo menos 30 minutos.

Hidrate-se sempre

Lembra que falamos que as reações químicas são otimizadas pelas vitaminas? Pois bem, todas elas ocorrem através da água no seu corpo, então manter a hidratação em dia é indispensável para que elas funcionem de forma saudável e você se mantenha com a nutrição em dia.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender como manter a ingestão de vitaminas essenciais para o corpo e o papel dessas substâncias para a saúde do seu organismo. 

Para saber ainda mais sobre as vitaminas que são fundamentais para você, confira alguns comportamentos que você pode adotar para manter os níveis adequados de vitamina D durante o inverno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: