Beber água é uma obrigação que você tem com o seu organismo para mantê-lo saudável

Água: por que você precisa, e muito, dela

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Beber água em quantidade adequada é fundamental para o bom funcionamento do organismo em qualquer estação – não apenas no verão. É preciso, independente do clima, consumir aproximadamente dois litros de água por dia. Entretanto, você sabe qual é a importância de se atentar a esse hábito?

Especialmente em épocas de altas temperaturas, cada pessoa perde por dia 2,6 litros de líquidos por meio do suor, da respiração e da urina – o que leva ao risco de desidratação, se esses líquidos não forem adequadamente repostos.

E, se você acha que isso é assunto de adulto, é melhor ficar atento. Diariamente, faça frio ou calor, chuva ou sol, uma pessoa adulta deve consumir entre 30 e 40 mililitros de água para cada quilo corporal. Em média, essa conta fecha em torno dos dois litros recomendados – mas crianças, idosos e lactentes normalmente precisam de mais.

Por se movimentarem demais, as crianças precisam ingerir até 60 ml por cada quilo corporal, mais ou menos a mesma quantidade que os idosos. As mulheres em fase de amamentação devem consumir até 150 ml por quilo corporal. Assim, considerando uma média, crianças entre um e três anos devem ingerir cerca de 900 ml de água por dia. Entre quatro e oito anos, o recomendado é 1.200 ml ao dia. A partir dos nove anos de idade, o ideal é 1.800 ml e, após os 14 anos, entre 1.800 e 2.600 ml.

Os riscos da falta de água

A água é a responsável pelo controle da temperatura do corpo, pelo transporte de nutrientes e pela eliminação de toxinas. Além de manter o bom funcionamento do corpo, o hábito de beber pelo menos 8 copos por dia, quantidade equivalente a dois litros, em média, é ótimo para a pele, que fica hidratada, com uma aparência saudável.

Pessoas de todas as idades podem sofrer com a desidratação, mas ela é ainda mais perigosa para crianças e bebês, pois pode afetar as suas funções vitais e desencadear insuficiência renal e infecções urinárias, por exemplo. Os pacientes diabéticos correm um risco ainda maior, já que o nível normal de glicose no sangue diminui os fluidos do corpo.

Dicas para evitar a desidratação

Além de beber os dois litros de água por dia, em média, como já recomendamos, anote outras dicas para se manter hidratado no verão:

  • Consuma frutas como melão e melancia, que têm alto poder de hidratação, são fontes de potássio e água e dispensam o açúcar se você preferir consumi-las na forma de sucos;
  • Tomar água de coco e chás também é excelente;
  • Use roupas leves e frescas;
  • Evite o sol nos horários mais quentes;
  • Tenha sempre uma garrafa d’água ao praticar exercícios físicos;
  • Deixe sempre uma garrafinha de água na geladeira. Ao retirá-la, coloque outra no lugar. Quando você perceber, já estará bebendo água continuamente e sentirá no corpo a diferença.

 

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