Cistite e Fitoterapia: estratégias naturais para suporte no alívio dos sintomas

Compartilhe este conteúdo

Cranberry (Vaccinium macrocarpon), fruto capaz de reduzir a adesão bacteriana ao epitélio do trato urinário e que vem sendo utilizado como coadjuvante no manejo da cistite.

Vamos explorar uma abordagem natural para auxiliar no tratamento dessa condição incômoda?

O que é a cistite?

A cistite é frequentemente causada por bactérias, como a Escherichia coli (E. coli), oriundas do trato gastrointestinal, que entram na uretra e se deslocam para a bexiga. Os sintomas incluem dor ao urinar, aumento da frequência urinária, urgência para urinar e, por vezes, sangue na urina. A prevenção e o tratamento eficazes podem reduzir significativamente o desconforto associado a essa condição.

Como prevenir

Uma das principais formas de prevenir a cistite é garantir uma boa higiene pessoal. Evitar produtos de higiene íntima agressivos ou que alterem o pH da região e usar roupas íntimas de algodão. Além disso, a hidratação adequada é crucial. Beber bastante água ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, diminuindo as chances de infecção.

O uso do cranberry

O cranberry, é bem conhecido por suas propriedades preventivas. Ele contém proantocianidinas, que ajudam a impedir que as bactérias adiram às paredes da bexiga, reduzindo assim o risco de infecções.

Originário da América do Norte, o cranberry era utilizado pelas tribos indígenas com finalidades além de alimentação, como o uso medicinal.

Além da prevenção de infecções do trato urinário, o cranberry preserva a saúde urinária, ajuda no tratamento de pacientes que possuem bexiga neurogênica; colabora na desodorização da urina em casos de incontinência urinária e auxilia no aumento do fluxo da urina. O cranberry também pode acelerar a cicatrização da pele e prevenir gastrite e úlceras.

É uma excelente fonte de fibras (pectina), além de possuir ácidos (acético, ascórbico, cáprico, málico, valeriânico, cítrico), antioxidante (flavonoides) e sais minerais (magnésio, ferro, cálcio e selênio), em sua composição.

Importante: Se você estiver enfrentando qualquer sintoma, busque orientação médica.

Gostou do texto? Então acompanhe mais dicas de saúde, bem-estar e qualidade de vida no nosso blog Revista Herbarium!

 

 

 

2 thoughts on "Cistite e Fitoterapia: estratégias naturais para suporte no alívio dos sintomas"

  1. Bom dia.

    Um pequeno testemunho.
    Sofri com cistite por muitos anos, desde meus 10 anos de idade. Realizei tratamento com antibiótico, procedimento no canal da uretra, chá natural todos que diziam ser bom para cistite e meu caso não era cirúrgico. Nas minhas crises cheguei a ter 3 crises urinária no mês. Meu esposo conheceu o cranberry através de um amigo. Competi para conhecer, não sabia mais o que fazer fui e comprei 01 caixa do suco, isso tem uns 12 anos e nunca mais tive crises.
    FAÇO O USO DIARIAMENTE 2x ao dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Leia também: