Roupas molhadas e cistite: o cranberry pode ser seu aliado no verão

Compartilhe este conteúdo

Em um clima típico de verão não pode faltar muito sol e calor. E, para lidar com as altas temperaturas é preciso se refrescar, o que, nesses casos, pode ser um sinônimo para um dia na piscina ou uma ida à praia. Mas, mesmo depois de uma tarde de refresco e diversão, alguns incômodos podem surgir, como é o caso da cistite, que pode ser ocasionada pelo uso prolongado de roupas molhadas.

A notícia boa é que existem maneiras de aliviar os sintomas e contornar o problema usando uma abordagem natural. Confira abaixo como o cranberry pode ser um grande aliado no verão!

Leia também: Cistite e Fitoterapia: estratégias naturais para suporte no alívio dos sintomas

 

O que é cistite?

A cistite, mais conhecida como infecção urinária, é uma condição causada por bactérias vindas do trato gastrointestinal. Para que aconteça essa “infecção”, as bactérias precisam entrar na uretra e se deslocar para a bexiga.

Os sintomas da cistite vão de dor ao urinar, aumento da frequência urinária até, em alguns casos, sangue na urina.

 

Mas, como prevenir a cistite?

A prevenção da cistite é simples e demanda cuidados rotineiros e um pouco de atenção. Veja quais são eles:

  • Como já citado anteriormente, usar roupas molhadas por muito tempo pode ser um dos causadores da cistite, uma vez que aumenta as chances de contaminação, criando o ambiente ideal para proliferação das bactérias. Por isso, a recomendação é que, logo após sair da piscina ou do mar, troque as roupas molhadas para peças secas;
  • Outra questão essencial para evitar a cistite é manter a higiene pessoal em dia;
  • Também não é recomendado manter o uso de produtos de higiene íntima que sejam agressivos ou que alterem o pH da região;
  • Por último, mas não menos importante, é crucial que a ingestão de água seja constante, de pelo menos 2 litros por dia. Assim, as bactérias podem ser eliminadas.

 

Como o cranberry pode ajudar?

O cranberry é um fruto pequeno e vermelho, muito usado na culinária. Mas, com alto potencial preventivo. E isso porque ele contém proantocianidinas, que auxiliam ao impedir que as bactérias se fixem nas paredes da bexiga. Isso reduz as chances de infecção.

Além de ser um grande aliado na prevenção da cistite, o cranberry é frequentemente recomendado como um auxiliar na saúde urinária e na prevenção de infecções do trato urinário devido as suas propriedades antimicrobianas.

Leia também: O que é o cranberry e para que ele serve.

 

Por isso, manter o consumo do cranberry é muito benéfico para a saúde. Uma das maneiras mais simples de consumi-lo e conseguir encontrá-lo é na versão em pó. Basta misturar o conteúdo do sachê à água.

Mas, lembre-se: em caso de sintomas, procure a orientação de um profissional de saúde especializado.

 

Você gostou do texto? Então, continue acompanhando mais dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida em nosso Blog Revista Herbarium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Leia também: